sexta-feira, 16 de março de 2012

O Corset


Já que o corset é um dos produtos mais vendidos no Bazar Noir, nosso primeiro post aqui no blog será dedicado a essa belíssima peça de roupa, que ultrapassa os séculos e os diversos estilos e momentos da moda.


O Corset se originou do espartilho, que surgiu no século XVI e tinha como objetivo apenas manter a postura e dar suporte aos seios. Somente por volta do século XIX, com a ajuda de ilhós e barbatanas, é que o corset começou a modelar também a cintura dando origem a moda de cinturinhas finíssimas, que começou na era vitoriana.

 Espartilho do século XVI

Espartilho Vitoriano

O espartilho a princípio era usado por baixo das roupas, apenas para modelar o corpo e só mais tarde foi usado para dar forma aos vestidos, que eram formados por corpete na parte de cima e uma saia bem aberta e volumosa em baixo. 


Por volta do século XX, a peça começou a cair em desuso. Com a invenção do sutiã, uma das funções do corset que era sustentar os seios, não se fazia mais necessária, a moda foi se direcionando para peças mais leves e menos volumosas o que fez com que, por um tempo, o corset ficasse um pouco esquecido.

Assim os corsets começaram a ser apreciados por estilos específicos. A moda Pin Up, que surgiu nos anos 40, utilizou em seus looks os corsets e mais tarde eles se tornaram uma peça essencial na estética fetichista.

Dita Von Teese
Moda fetichista

Recentemente vemos o uso do espartilho ou corset voltar a aparecer nas passarelas, podemos ver hoje muitos estilistas acrescentando em seus looks cintos largos que modelam a cintura, inspirado nos antigos corsets, e até mesmo alguns corsets e espartilhos mais parecidos com os de antigamente.


Independente da ditadura da moda, o que sabemos é que o corset é um peça incrível que muitas mulheres adoram e mantém em seu guarda roupa até hoje. O corset acompanhou a história da moda e da estética feminina e é uma das poucas peças do vestuário feminino que se manteve por tantos anos sendo apreciado por tantos estilosos diferentes da moda. 

Corsets da grife Eris Erszebeth à venda no último Bazar Noir

 Atualmente os corsets podem compor diversos looks de estilos diferentes, podemos usar o corset com saias e rendas, compondo um estilo gótico ou por cima de vestidos clássicos, fazendo uma estética mais antiga, assim como podemos usa-lo com uma calça jeans, ou uma saia curta e meia calça, compondo um look mais moderno.

De qualquer maneira, eles modelam nosso corpo e valorizam nossas curvas, ressaltando a beleza do corpo feminino.


Fonte: Wikipedia e Google
Foto dos Corsets  no Bazar Noir por Jota Zeferino

3 comentários:

  1. Não imaginava que corselet era usado p sustentar os seios! Achei que fosse só para modelar o corpo, rs.
    Comprei um no Bazar Noir, na última edição, achei maravilhoso como modelou a minha cintura! Comprarei outros futuramente, rs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tenho nenhum não, achava esquisito, mas agora com essa pegada mais moderna, acho que eles estão ficando mais legais. Ainda vou comprar um pra chamar de meu!
    bj grande
    Renata

    ResponderExcluir
  3. A Lady Fetiches® tem o maior estoque em pronta entrega do Brasil, além de controle de qualidade e estará expondo no próximo Bazar Noir dia 15/07/2012!! No Facebook tem todo o nosso estoque: https://www.facebook.com/pages/LADY-FETICHES/100831900018601

    ResponderExcluir