sexta-feira, 23 de maio de 2014

Le Chat Noir & Moulin Rouge


Cartaz de Théophile-Alexandre Steinlen


      Conhecido atualmente pelo cartaz de Théophile-Alexandre Steinlen, Le Chat Noir (O Gato Negro) inaugurou em 1881. Situado na Boulevard Rochechouart nº 84 em Montmartre, distrito de Paris, em seu auge era bastante movimentado.

Le Chat Noir

Foi um dos primeiros cabarés modernos, uma boate onde os fregueses se sentavam à mesa, bebiam e comiam a vontade enquanto se entretinham com um show de variedades no palco.

Cabaret du Chat Noir

Os atos eram introduzidos por um mestre de cerimônias que interagia com os clientes mais conhecidos nas mesas.
Era comum na época ver cartazes publicitários em cidades da região, todos criados por Théophile-Alexander Steinlen.

Moulin Rouge

      O Moulin Rouge, um cabaré abrigado no bairro vermelho em Paris, iniciou suas atividades em 1889, contando com apresentações características do espaço protagonizadas pelas dançarinas de can can.

Interior do Moulin Rouge

As grandes estrelas do Moulin Rouge foram a dançarina Louise-Joséphine Weber, que toda a Montmartre chamava de "La Goulue" (A Gulosa), e a cantora e dançarina Jeanne Bourgeois conhecida como Mistinguett, que fez sucesso também como atriz.

La Goulue

Mistinguett

Um dos talentos que sucumbiu aos encantos de Moulin Rouge foi  Henri de Toulouse-Lautrec. Famoso no Montmartre por seus retratos de personagens da região, Lautrec freqüentou o Moulin Rouge desde sua inauguração. Fascinado pela gravura, ele produziu inúmeros cartazes para os shows do Moulin Rouge.

Moulin Rouge - La Goulue

Troupe de Mlle Elegantine 

Baile no Moulin Rouge  

A vida de Lautrec e um pouco da história do estabelecimento foram bem retratadas no filme Moulin Rouge de 1952.

Moulin Rouge- filme de 1952

Nenhum comentário:

Postar um comentário